domingo, 2 de janeiro de 2011

ALEGRIA, ALEGRIA!

(para Tiago)

O grande desafio na vida deve ser mesmo aprender a exercer o equilíbrio entre dar e receber nas nossas relações. Passei grande parte dos meus anos me doando, correndo atrás de tudo e de todos, acreditando que, à mercê do meu próprio controle, poderia fazer o quer que fosse acontecer. Mas é como disse o Pedro Antônio: “se bastasse correr, já teria chegado”, ou como demonstra o Woody Allen num dos seus filmes de que mais gosto, o "Match Point", cujo foco principal é a sorte, simplesmente, como definitiva determinante de fatos.

O que tenho aprendido agora, então, é a parar um pouco para receber, ver o que o outro tem a me oferecer, o que ele quer e pode me dar de si. Claro que não sem continuar me doando, embora em doses homeopáticas, alternadas com as doses de abraço em recepção ao mundo. São, na verdade, dois grandes desafios, pois há também que se discernir os momentos certos entre entrar e sair de mim mesma para o mundo, para que os essenciais encontros aconteçam: o encontro entre o eu e eu e o encontro entre o eu e o outro - é preciso, meu amigo, se desafiar, a todo instante, segurar forte as rédeas do medo e confiar que a sorte e o universo conspirarão conosco sobre desejos mais profundos de nossos corações.

Outra coisa que quero lhe passar, deixar aqui registradas, são as palavras de outra grande amiga, parafraseadas, agora, por mim: para que tudo isso seja possível, é preciso, muitas vezes, deixar pra lá nosso excesso de humildade, parar de esconder toda nossa grandeza, o potencial que sabemos, sim, ser, numa casquinha de arroz. É preciso ascender nossas estrelas ao céu e compartilhar nossos brilhos, de mãos dadas, com o mundo; é necessário que haja estrelas no céu, porque há gente que urge de estrelas a contemplar para que se iluminem e, quem sabe, a(s)cendam-se também. Brilhe, pois, meu amigo! Vamos, juntos, brilhar.

Um grande abraço. Que os próximos nos sejam, para sempre, os dias do desafiar-nos. Que nos sejam os dias do vencer-nos.


3 comentários:

O Tiago disse...

And shine we shall! Thank you for the kind words, which make me wanna do better this time around. I guess it takes sweet words like yours to get a clearer picture sometimes. I don't welcome advice so much, but from you I'm always glad to. Ain't it funny how so often in life the greatest challenge to overcome is ourselves? The mind has a power to make it all different or the same, better or even better. To live fearlessly will sure be wild!

Gabriela Maria disse...

"Into the wild"... "born to be wild"... whatever it is, let it be. xoxo.

Lívio disse...

Você achará o equilíbrio entre o doar e o receber, Gabriela.